Quando e qual aparelho ortodôntico é o mais indicado?
Muita gente tem dúvidas sobre se na fase adulta, o aparelho ortodôntico possui alguma eficiência e é capaz de provocar a movimentação dentária necessária para promover o alinhamento dos dentes. E sim, em qualquer faixa etária é perfeitamente possível corrigir algum problema como mordida torta (má oclusão), dentes encavalados, avantajados ou tortos de alguma outra maneira. O ideal é procurar por um atendimento especializado, seja de um dentista ou de um ortodontista, o quanto antes, pois quanto mais novo é o paciente, mais rápido é o tratamento.
Nunca é tarde para se exibir um belo sorriso, é uma questão de autoestima, mas também de saúde, pois dentes bem posicionados facilitam a limpeza e evitam o acúmulo de resíduos. Isso sem contar que a mastigação dos alimentos fica mais bem-feita, colaborando para um bom processo digestivo. E para isso, é preciso iniciar um tratamento ortodôntico que envolve uma avaliação por parte do especialista, a realização de um raio-x panorâmico para que se conheça de maneira detalhada a situação da arcada dentária.
Na infância e na adolescência, normalmente o aparelho móvel ou o extensor palatino podem ser suficientes, caso haja necessidade o ortodontista recomenda a utilização de um aparelho ortodôntico fixo. Já na fase adulta, a maioria dos casos exige um tratamento mais longo e possivelmente por meio de um aparelho ortodôntico fixo, ou, em casos em que o problema for simples, o alinhador pode resolver.
Como o aparelho ortodôntico pode ser mais eficiente?
Quem utiliza um aparelho ortodôntico fixo ou móvel deseja corrigir o seu problema dentário o quanto antes, pois sonha com o dia em que exibirá um belo sorriso, com dentes alinhados e saudáveis. E para tornar o tratamento ortodôntico mais eficiente e mais rápido, é preciso que o paciente disponha de alguns cuidados com o aparelho ortodôntico como:
- Redobrar o cuidado com a higienização bucal, escovando cada bráquete e não abrindo mão do uso do fio dental;
- Ainda nesse tema, é importante realizar bochechos com enxaguante bucal com flúor;
- Utilizar protetor bucal quando for realizar alguma atividade esportiva, pois como os dentes estão em lenta movimentação, é importante protegê-los de qualquer impacto;
- Ir ao consultório odontológico mensalmente para que o profissional realize a manutenção do aparelho ortodôntico;
- A cada seis meses, se submeter a uma limpeza – profilaxia dentária –, pois o aparelho ortodôntico fixo principalmente, tende a acumular resíduos de alimentos na boca.
Como deve ser a alimentação?
Quem utiliza aparelho ortodôntico não tem muitas alterações em sua rotina, e no que se refere a alimentação, é indicado apenas que o paciente tenha alguns cuidados para que o item não se quebre ou se descole dos dentes. E entre as recomendações dos ortodontistas está a evitar mastigar alimentos rígidos como balas duras, gelo e nozes. Além disso, é recomendado reduzir o consumo de produtos pegajosos como chicletes, caramelos ou similares para evitar que fragmentos desses alimentos fiquem presos na estrutura do aparelho ortodôntico e seja um foco para cárie e outros problemas bucais.