Tratamento ortodôntico e a era do aparelho invisível
Corrigir alterações no posicionamento dentário é fundamental para dispor de um belo sorriso, atributo indispensável para uma boa aparência. E para estar com o cartão de visitas em dia, ou seja, dentes alinhados, brancos e saudáveis, é importante ir ao dentista e se submeter aos tratamentos necessários como clareamento dentário, limpeza e, quando preciso, tratamento ortodôntico.
E hoje em dia, diante de tantas inovações e tecnologias, até a forma de alinhar os dentes é diferente, mais moderna e prática. O aparelho invisível, também conhecido como alinhador, tem sido a principal escolha de pessoas de todas as idades, ao redor do mundo, para corrigir o posicionamento dentário. E esse item tem dominado os tratamentos ortodônticos devido ao fato de ser móvel, transparente e muito discreto, não impactando na aparência durante o tempo em que a pessoa está tratando os dentes.
Parecido com uma placa de bruxismo, o aparelho invisível é como se fosse uma capa protetora transparente, feito sob medida e que deve ser trocado conforme o prazo estipulado pelo dentista, algo em torno de um mês ou menos. E essa troca constante do aparelho invisível acontece porque a cada etapa do tratamento é necessário que um outro modelo entre em ação, dando continuidade ao que foi feito pelo aparelho invisível anterior.
Desfrutar de um bom tratamento com o aparelho invisível
O aparelho invisível é incrivelmente prático, discreto e bastante eficiente, mas, para que o paciente desfrute do melhor que esse item tem a oferecer, é preciso seguir algumas regras, como:
- Se manter com o alinhador na boca em torno de 20 horas por dia para que o tratamento seja mais rápido;
- A retirada da boca no momento das refeições é opcional, sendo obrigatória quando se tratar de um alimento duro;
- Para a higienização bucal o aparelho invisível também deve ser retirado da boca;
- A limpeza do item é fácil, pode ser feita com uma escova de dentes com cerdas macias, água e uma substância apropriada;
- Ao retirar o aparelho invisível da boca para ir a um evento, por exemplo, é importante que ele seja mantido em um local seguro e limpo para que não haja contaminação.
Uso e adaptação do alinhador
O aparelho invisível serve para corrigir o posicionamento de qualquer dente, desde os incisivos até os molares, mas vale a informação de que ele cabe nos casos em que for necessária uma leve movimentação, não servindo para quadros muito intensos, em que a correção for bastante acentuada. Para saber se o seu caso pode ser atendido pelo aparelho invisível, converse com o dentista ou com o ortodontista.
E caso o alinhador seja uma opção viável para o tratamento, não tenha receio de que esse item irá interferir em seu jeito de falar, o que pode acontecer é que seja preciso alguns dias de adaptação para que o paciente consiga pronunciar os fonemas naturalmente. Passado os primeiros dias, se houver algum incômodo, procure pelo dentista ou ortodontista para que haja uma revisão do aparelho invisível – entretanto, dificilmente isso acontece devido a grande precisão com a qual é fabricado o alinhador.