Aparelho fixo transparente: eficiente e discreto
Tratar os dentes é algo que nem todas as pessoas consegue fazer na infância, que é a época em que a dentição está em desenvolvimento e que a estrutura bucal está em formação. Mas, nunca é tarde para iniciar um tratamento ortodôntico para alinhar o posicionamento dos dentes. E para quem tem certa dificuldade em se imaginar portando o famoso “sorriso metálico”, há o aparelho fixo transparente que é uma alternativa discreta e eficiente.
A propósito, o aparelho fixo transparente possui a mesma capacidade de movimentação dos dentes que o metálico, convencional. A diferença é que por ser feito de porcelana ou safira, o aparelho fixo transparente conduz movimentos mais leves e precisos, oferecendo ainda mais conforto ao paciente. Sobre o tempo de tratamento, o mínimo é em torno de um ano, mas não há um período máximo ou médio, é algo que varia conforme a dentição de cada pessoa – vale ressaltar que quanto mais novo é o paciente, mais rápido é o tratamento. Ou seja, pessoas de todas as faixas etárias podem perfeitamente aderir ao tratamento ortodôntico, a única diferença é em relação à velocidade do resultado.
Mas o principal diferencial do aparelho fixo transparente em relação ao metalizado é referente ao aspecto visual que ele proporciona. Ao optar pelo modelo de porcelana, o paciente terá um acessório com bráquetes brancos, já no caso do fabricado com safira, o item dispõe de mais transparência. Ao optar por qualquer um dos modelos de aparelho fixo transparente, a certeza é de contar com um sorriso bonito e sem ser chamativo, com uma aparência sofisticada.
Cuidados que requer o aparelho fixo transparente
Assim como o aparelho convencional, o aparelho fixo transparente pressupõe alguns cuidados para que o tratamento seja bem-sucedido e que não ofereça riscos como cárie e placa bacteriana. Confira quais são as principais responsabilidades que o paciente deve ter ao longo da utilização do aparelho fixo transparente:
- Escovar os dentes após as refeições;
- Utilizar fio dental diariamente;
- Fazer bochechos com enxaguante bucal;
- Evitar mastigar alimentos duros, pois os dentes estão em constante movimentação;
- Ir ao dentista mensalmente para a realização da manutenção.
Mitos e verdades a respeito do aparelho
Superada a questão estética, muitas pessoas ficam receosas em relação ao uso do aparelho fixo transparente devido ao fato de que ele causa mau hálito e machuca a boca. Mas, esses são apenas mitos a respeito do uso de qualquer aparelho. Em relação a halitose, ela só irá existir se não houver uma cautelosa higienização diária evitando o acúmulo de resíduos alimentares, os verdadeiros responsáveis pelo mau odor exalado na boca.
Quanto ao fato de machucar a boca, o aparelho fixo transparente ou o metálico pode incomodar nos primeiros dias, mas esse problema pode ser facilmente resolvido por meio da colocação de uma cera ortodôntica, uma espécie de massinha, sobre a área que está machucando. Caso não resolva, volte a clínica do dentista, pois o aparelho fixo transparente pode estar mal encaixado e precisa ser reposicionado.