Aparelho fixo: o grande aliado no alinhamento dental
Corrigir o posicionamento dos dentes é algo que nem todas as pessoas conseguiram fazer no passado, quando crianças. E agora, na fase adulta, muita gente vai em busca de aprimorar sua estética e melhorar sua saúde bucal, mas boa parte das pessoas fica receosa quando o diagnóstico envolve o uso de aparelho fixo, pois pensa que esse é um tratamento que tem mais a ver com crianças e adolescentes.
Entretanto, hoje em dia não há com que se preocupar, pois tanto o aparelho fixo tradicional quanto os estéticos como os alinhadores e os de porcelana e safira cumprem com eficiência e sofisticação o papel de corrigir o posicionamento dos dentes. Todos os modelos de aparelho fixo estão mais modernos e agem com mais precisão, reduzindo inclusive o tempo de tratamento quando se compara com o que era no passado.
Portanto, não há porque adiar o tratamento ortodôntico se ele envolve aparelho fixo ou não, pois a prioridade deve ser a melhoria estética e funcional da boca – como a mastigação, a respiração e a fala - são aspectos extremamente beneficiados com o reposicionamento dos dentes. Isso sem contar que um belo sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa e é também um meio de ela se expressar quando se sente bem e feliz. Tolher essa forma de expressão só tem a prejudicar a qualidade de vida de uma pessoa.
Cuidados que requer o aparelho fixo
Para que o tratamento com aparelho fixo seja bem-sucedido, não enfrente imprevistos e nem leve mais tempo do que o necessário, é fundamental que o paciente siga algumas regras, como por exemplo:
- Ir ao dentista uma vez por mês para realizar a manutenção do aparelho fixo;
- Não mastigar alimentos duros, gelo ou usar os dentes como abridor de embalagens;
- Evitar o consumo de refrigerante, vinho, molho de tomate e outros alimentos e bebidas com muito corante para que os dentes não fiquem manchados quando o aparelho fixo for retirado;
- Ser zeloso como a higiene bucal, não abrir mão do uso do fio dental diariamente e dos bochechos com enxaguante antisséptico.
A moda dos aparelhos estéticos
Um dos queridinhos no que se refere ao tratamento ortodôntico por meio de aparelho fixo é o aparelho estético, que pode ser de porcelana e oferecer uma coloração branca e mais discreta do que o tradicional aparelho fixo metálico. Fora esse ainda há o aparelho de safira, que se assemelha ao de porcelana, mas que é mais transparente e com bráquetes menores, proporcionando ainda movimentos mais leves.
Ambas as opções são resistentes, confortáveis e eficientes, além de não mancharem com o passar do tempo. E se a escolha for por um aparelho fixo estético ainda mais discreto, o paciente pode optar pelo autoligado, que é um modelo que dispensa a utilização do fio que conecta as peças do aparelho fixo. Ou seja, são opções que facilitam e aprimoram o tratamento ortodôntico e estimulam que mais pessoas, de todas as idades, cuidem dos seus dentes e de sua saúde bucal.