Aparelho dentário para crianças, adolescentes e adultos
O aparelho dentário é um tratamento que não tem barreiras de idade, o que acontece é que há determinados modelos de aparelho dentário são indicados para certas faixas etárias e outros são mais requisitados por pessoas de outras idades. Mas, todos os indivíduos que necessitam se submeter a um tratamento ortodôntico não devem deixar de lado a procura por um ortodontista e assim colocar o aparelho dentário que atender aos seus interesses.
No caso de crianças, é comum que elas recebam o diagnóstico de que necessitam corrigir o posicionamento dos dentes por volta dos sete anos, quando se percebe uma má oclusão. E como sua dentição está em franco desenvolvimento, o aparelho dentário móvel é o mais apropriado e geralmente o mais recomendado por conseguir fazer alterações na movimentação do dente sem atrapalhar o seu crescimento.
Na adolescência, pode ser que o aparelho dentário ainda seja utilizado, ou então o ortodontista opte pelo extensor palatino, que auxilia no crescimento adequado da estrutura superior da boca, não permitindo que ela seja muito estreita. Mas, nessa faixa etária é bastante comum que seja necessária uma combinação de aparelhos, como com o fixo e o móvel para que o tratamento seja completo.
Para os adultos, o aparelho dentário fixo é sempre o mais indicado, pois eles promovem movimentações de forma contínua, ideal para pessoas que já estão com a sua dentição formada, e que com a perda óssea natural com o passar do tempo, perca a mobilidade dentária.
Conheça os tipos de aparelho dentário fixo
O aparelho dentário móvel, o extensor palatino e o alinhador invisível são ferramentas do tratamento ortodôntico que têm em comum uma coisa: são removíveis. Mas, os três são indicados para casos pontuais, e atendem exigências da idade ou então, no caso do alinhador, quando é necessário apenas uma leve movimentação dentária, sendo bastante requisitado por adultos, que preferem um visual mais discreto.
Mas no que se refere aos modelos de aparelho dentário fixo, há hoje em dia quatro opções que atendem a pessoas de todas idades e perfis, e que servem para boa parte dos casos. São eles:
- Aparelho dentário de porcelana;
- Aparelho dentário de safira;
- Aparelho lingual;
- Aparelho dentário clássico, metálico.
Itens que facilitam a limpeza do aparelho
Cada aparelho dentário requer um ou outro cuidado diferente, mas em geral, todos eles exigem poucas mudanças no dia a dia, quase nenhuma. E isso acontece porque a base de um tratamento ortodôntico bem-sucedido é a higienização e a manutenção. A primeira deve ser realizada diariamente, aliás, ao menos três vezes ao dia ou então após as refeições. Quem utiliza aparelho dentário fixo, encontra no mercado escovas específicas para que a limpeza bucal seja mais eficiente, elas têm a cabeça um pouco menor do que a convencional e são anatomicamente fabricadas para alcançar mais áreas entre os dentes e o aparelho. Um outro recurso que ajuda na hora da limpeza bucal é o passa fio, pequeno objeto semelhante a uma agulha, porém de borracha, e que torna mais fácil a utilização do fio dental.