Cuidados com o aparelho dental
Quem vai colocar ou quem acabou de sair do consultório do dentista e tem dúvidas quanto aos cuidados com o aparelho dental não deve se preocupar, pois não são coisas difíceis de se fazer no dia a dia. Aliás, os cuidados exigidos pelo aparelho dental são bastante semelhantes aos que devem ser prestados por qualquer pessoa, inclusive pelas que não utilizam esse acessório.
E isso se deve ao fato de que a principal exigência em torno do aparelho dental é em relação a higienização oral, que deve ser feita após as refeições e com capricho, pois deve abranger todas as áreas da boca e especialmente a estrutura do próprio aparelho dental que tende a acumular fragmentos de alimentos, sendo a condição ideal para a formação de cáries e placas bacterianas. O uso do fio dental é indispensável, mesmo com aparelho dental fixo ele deve ser diário, se preciso, o indivíduo pode contar com o auxílio de um passa fio – objeto que ajuda a manusear o fio dental por entre os dentes com aparelho dental.
Um outro cuidado que o aparelho dental requer é a ida ao dentista mensalmente para a realização da manutenção. Nessa visita, que dura em torno de 20 minutos, o profissional irá trocar os elásticos e ajustar o fio de ligamento de forma com que os dentes sejam movimentados sempre na direção certa.
O universo dos modelos de aparelho dental
Se antes era visto como um tratamento mais para o público juvenil, hoje o aparelho dental é comum a pessoas de todas as idades. E essa popularização se deve a conscientização a respeito da própria saúde bucal e também ao fato de que há no mercado diversos tipos de aparelho dental, desde os tradicionais até os estéticos e mais refinados, dos fixos aos móveis. Confira quais são as opções disponíveis:
- Aparelho clássico fixo, de metal e elásticos;
- Aparelho dental fixo de porcelana ou de safira, também chamados de estético, por serem transparentes;
- Aparelho móvel transparente, cuja alcunha mais conhecida é alinhador;
- Aparelho lingual, sendo seus bráquetes e fio de ligação colocados na parte posterior do dente, ou seja, de frente para a língua;
- Aparelho dental móvel, que praticamente não polui o sorriso e é normalmente usado por crianças e adolescentes.
Tempo e idade para o tratamento ortodôntico
Por muito tempo a utilização do aparelho dental era associada ao público infanto-juvenil, e felizmente hoje em dia todas as faixas etárias estão se submetendo a esse tratamento necessário. E a única diferença que existe entre colocar o aparelho dental na infância, ou seja, por volta dos sete ou oito anos, ou na fase adulta, depois dos 20, é em relação ao tempo de tratamento que tende a ser menor no caso dos mais jovens, pois os dentes se movimentam mais facilmente.
O que não quer dizer que adultos não possam fazer uso do aparelho dental para corrigir algum problema de posicionamento dentário, o que pode acontecer é que o tratamento leve alguns meses a mais. A propósito, sobre o tempo de tratamento, normalmente o mínimo é de um ano, mas varia de acordo não só com a idade, mas com o caso de cada paciente.