Quando usar o aparelho convencional?
Para ajustar um problema ortodôntico como um dente avantajado (ou mais de um), desalinhado, encavalado, recuado, torto ou mal posicionado de maneira geral, o aparelho convencional é um dos principais meios. Sua eficiência que vem sendo aprimorada de tempos em tempos, assim como o conforto das pessoas que o usam, fazem do aparelho convencional um clássico que nunca sai de moda.
Fabricado com um metal que não agride o organismo, raramente provocando alguma alergia, o aparelho convencional pode ser utilizado por crianças, mas é mais indicado para adolescentes, pois esses já terão passado da troca da dentição de leite para a permanente. No caso de crianças (que costumam receber o diagnóstico de má oclusão por volta dos sete anos de idade), a depender da correção que precisa ser feita no alinhamento dental, o aparelho móvel é suficiente.
O aparelho convencional, aliás, por um bom tempo, foi visto um símbolo de juventude, sendo bastante associado a adolescentes. Mas hoje em dia, tanto o aparelho convencional como outros modelos estão sendo utilizados por pessoas de todas as faixas etárias, afinal não há uma idade limite para realizar um tratamento ortodôntico. O mais indicado é que ele seja iniciado ainda na infância, mas quem não teve essa oportunidade, pode utilizar o aparelho convencional na vida adulta, pois os dentes ainda podem se movimentar.
Manutenção do aparelho convencional
Para quem vai começar a usar o aparelho convencional metálico com borrachas coloridas ou quem acabou de colocar e não sabe muito bem como lidar com esse novo acessório que fará parte de sua vida por alguns semestres, algumas dicas irão ajudar para que o tratamento seja o mais eficiente e confortável possível, confira:
- Redobre os cuidados com a higienização para evitar constrangimentos de estar com sujeira nos dentes e para evitar cárie e placa bacteriana já que a estrutura do aparelho convencional, assim como de outros modelos propicia esse tipo de problema;
- Ao praticar um esporte coletivo com bola, como vôlei, futebol, handebol e basquete, algo que tenha mais possibilidade de contato como lutas, ou ainda atividades que possam gerar uma queda, como ciclismo, utilize um protetor bucal para não ferir a boca no caso de um incidente;
- Caso o aparelho convencional esteja machucando a parte interna dos lábios – o que é comum nos primeiros dias – utilize uma cera ortodôntica sobre o acessório e os problemas estarão resolvidos;
- Além do mais, é importante ir mensalmente ao dentista para realizar a manutenção do aparelho convencional.
Quanto tempo dura o tratamento?
Um tratamento por meio da utilização de um aparelho convencional dura no mínimo um ano e tem uma média de 24 meses para sua conclusão, mas, dependendo do grau de correção que precisa ser feito e também da idade do paciente (quanto mais novo, mais rápido os dentes se movem) pode ser que o tratamento dure três, quatro, cinco anos ou mais. E para tornar o resultado mais eficiente, pode ser que além do aparelho convencional, o ortodontista recomende a utilização de um aparelho móvel simultaneamente.