Aparelho bucal: tratamento para crianças e adultos
Quando se fala em tratamento ortodôntico, o uso de aparelho bucal é a primeira coisa em que se pensa, e não é por acaso, pois a utilização desse acessório para corrigir problemas dentários e até da estrutura da boca é uma das opções mais eficientes, tradicionais e práticas. Aliás, o aparelho bucal é tradicional, porém ao mesmo tempo é moderno, haja vista que com o passar dos anos esse item evoluiu muito e hoje em dia é oferecido em várias versões.
Se antigamente o aparelho bucal era visto como um tratamento infantil ou juvenil, hoje em dia ele é utilizado por pessoas de todas as faixas etárias. E isso se deve tanto ao aumento da conscientização a respeito dos cuidados com a própria saúde bucal, quanto a variedade de modelos de aparelho bucal, que vão desde os tradicionais, de metal e elástico até os alinhadores, uma espécie de capa dentária totalmente transparente.
O cuidado com a saúde oral por meio de aparelho bucal também pode ser vista no mundo das celebridades, afinal como há esses modelos mais modernos e que não prejudicam a aparência, famosos do mundo inteiro não estão ficando para trás e estão aderindo ao tratamento ortodôntico por meio do aparelho bucal.
Tipos mais comuns de aparelho bucal
A popularização do aparelho bucal se deve ao fato de que eles se tornaram mais eficientes e menos chamativo. Entre as opções mais requisitadas, principalmente por pessoas mais discretas estão:
- Aparelho estético – fabricado com uma estrutura de porcelana ou safira, se camuflando nos dentes e oferecendo um visual mais sofisticado;
- Alinhador – aliás, por falar com um visual com mais requinte o alinhador é a opção ideal, ainda por cima é móvel, garantindo mais praticidade;
- Aparelho lingual – já esse é anexado ao dente na parte interna, ou seja, na que fica de frente para a língua sem oferecer qualquer interferência nos dentes;
- Aparelho autoligado – já esse trata-se de um aparelho de safira ou porcelana e que não requer de um fio de ligação entre os bráquetes, sendo ainda mais discreto.
Cuidados no uso do aparelho ortodôntico
Quem utiliza um aparelho bucal fixo, independentemente do modelo, é preciso que tenha atenção redobrada a higienização, pois os bráquetes e toda a estrutura do aparelho bucal tendem a acumular resíduos de alimentos. E tal situação pode causar constrangimentos em torno da aparência, mas também pode levar a problemas bucais como cárie, placa bacteriana e tártaro.
Para o caso de aparelho bucal móvel, ele deve ser retirado no momento da alimentação e deve ser escovado com escova macia e creme dental apropriado. Além disso, em ambos os casos (fixo e móvel) é importante manter a utilização do fio dental, e para tanto, quem utiliza um aparelho bucal afixado pode utilizar um passa fio para auxiliar nessa tarefa. Além do mais, fazer um bochecho com enxaguante bucal diariamente ou no mínimo em dias alternados é altamente recomendado, pois assim a limpeza é generalizada, abrangendo os dentes, língua e bochecha.